Entre a Maquiagem e o Protetor Solar

prove

Se eu convido você para uma trilha, na qual teremos que caminhar muito, você terá que escolher uma roupa adequada, levar água, um lanche, etc. Na hora de passar algo no rosto, você usará uma maquiagem ou protetor solar?

Escolheremos o protetor, porque entendemos que ele irá nos proteger do sol.

A Bíblia em seus muitos conselhos, inclusive os de Provérbios, tem a intenção de nos proteger de muitas coisas em nossa caminhada, inclusive sobre nossos enganos e equívocos sobre beleza.

Falamos sobre muitos cuidados que a sabedoria nos chama a ter, e no que se refere a beleza, isso também é necessário. O sábio, muitas vezes alerta seu filho sobre o perigo de se deixar levar pela beleza de mulher imoral, por exemplo:

“Pois o mandamento é lâmpada, a instrução é luz, e as advertências da disciplina são o caminho que conduz à vida, eles o protegerão da mulher imoral, e dos falsos elogios da mulher leviana. Não cobice em seu coração a sua beleza nem se deixe seduzir por seus olhares,” (Provérbios 6:23-25)

A beleza Cristã exige diretrizes. Os espelhos que nos cercam não são confiáveis, precisamos optar por certezas, por aquilo que garanta nossa beleza espiritual acima de tudo. A nossa necessidade de acompanhar moda e tratamentos estéticos, esconde aquilo que nos é precioso, no que temos confiado nossas questões de valor próprio e de aceitação. Somos seres cheios de faltas, e usaremos o que nos oferecem para compensar as faltas que enxergamos em nossa aparência.

“A aparência de uma mulher cristã deve ser um complemento de seu espírito interior e jamais um obstáculo para o reino de Deus.” (A Bíblia da Mulher)

Assim como nossas ações refletem o que está em nosso coração, nossa aparência reflete também o que temos carregado dentro de nós, como mulheres. Gostamos de nos arrumar, isso não é um problema, mas de vez em quando precisamos entender a razões que nos levam a gastar tanto tempo nisso.

Nossa devoção e horas em prol de estética e moda, aponta problemas de aceitação de quem somos, achamos que nosso valor será visto a partir da bolsa ou da unha feita, ou encaramos a estética como uma competição.

Nossa beleza precisa estar acima dessas coisas, não podemos nos tornar escravas dessas demandas de compra, cosméticos e aparências. Nossa real necessidade precisa ser Cristo e nossa intimidade com Ele, colocar nosso valor em coisas que podemos perder, não é sábio. Nós mulheres, temos perdido o controle sobre o quanto o mundo da moda e estética influencia em nossa vida, nossas referência são blogueiras, não necessariamente mulheres de Deus, temos invertido a prioridade de muita coisa nesse quesito.

Nossa visão sobre as prioridades dos nossos gastos, precisa envolver o reino. Você sabe como vive uma missionária? Alguma vez você abriu mão de comprar algo para si, em prol de ajudar outra pessoa? Esse tipo de filtro existe em sua mentalidade sobre moda, maquiagem ou cosméticos?

Entre a beleza vã e a proteção de beleza real em Cristo, fique com a proteção da beleza de ser uma mulher Cristã que ama o Senhor. Nada pode nos tirar essa beleza.

Vejamos alguns conselhos de Provérbios sobre isso:

“Como anel de ouro em focinho de porco, assim é a mulher bonita, mas indiscreta.” (Provérbios 11:22)

“As mulheres de Israel usavam anéis no nariz, da mesma forma que as mulheres de hoje usam brincos e anéis. Os porcos eram considerados animais imundos, o que torna ridículo o exemplo de um anel de ouro no nariz de um porco. Um anel de ouro não pode embelezar um porco sujo. Semelhantemente, supor que a beleza física da mulher pode encobrir sua falta de prudência (ou de consciência moral) é ridículo. A beleza exterior ao lado da conduta imprudente não tem valor nenhum, na verdade transforma a beleza em feiura.” (A Bíblia da Mulher)

 “A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada.” (Provérbios 31:30)

Nossa beleza pode se tornar um engano, muitas vezes, uma maneira de esconder pecados, marcas, amargura, orgulho ferido, etc. Temer ao Senhor é o que nos garante a real e verdadeira beleza, a beleza que o tempo não tira de nós, mas que nos torna belas inclusive com o passar do tempo.

 “A mulher exemplar é a coroa do seu marido, mas a de comportamento vergonhoso é como câncer em seus ossos.” (Provérbios 12:4)

Mais do que colocar um salto, uma roupa bonita, uma maquiagem no rosto, a nossa beleza tem a ver com nosso comportamento. Precisamos ser belas para glorificar o nome do nosso Deus, temos que cuidar com nossas atitudes e do nosso coração, com o mesmo empenho que cuidamos de nossas unhas, pele e cabelo.

 

Desafio da Semana:

Invista em sua beleza interior, reveja seus conceitos de beleza e valor próprio, gaste tempo se enchendo de Deus.

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑